Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 






Total de visitas: 26096
Unidades

Histórico das Unidades de Medida

A história das unidades de medida começa há muitos anos, quando o homem vivia em pequenos grupos viajando em busca de alimento. Pouco a pouco, a vida foi mudando e ele passou a morar num lugar fixo: domesticou animais, criou rebanhos, cultivou plantas. Logo precisou saber quantos animais havia no seu rebanho, qual o tamanho do terreno onde ficava a sua plantação, quanto ela produzia... Enfim, medir tornou-se uma necessidade.  Com o tempo, o homem passou a viver em grupos maiores, trocar mercadorias, erguer construções mais duradouras, estabelecer moedas. Precisava, então, medir o comprimento de terrenos e tecidos, por exemplo; o volume de líquidos, como óleos e vinhos; o peso de metais preciosos, de moedas, de pães, etc. 

Mas medir como, se, até então, não existiam as unidades que conhecemos hoje? Essa necessidade levou à criação dos primeiros sistemas de medida. Eles eram baseados, em geral, no corpo humano. Sobretudo no corpo de um governante: um rei ou imperador, por exemplo!

Algumas unidades usadas no passado:

Palma = largura da mão Palmo = distância entre a ponta do dedo mínimo e a do polegar com a mão estendida Cúbito = Distância do cotovelo à ponta do dedo indicador 

Jarda = Distância da ponta do nariz à ponta dos dedos com o braço estendido.

Na Antiguidade, sistemas de medida foram usados no Egito, na Grécia, na Antiga China. As Unidades utilizadas para medir uma mesma grandeza física – a massa, por exemplo – tinham relação entre si: costumavam ser múltiplos ou submúltiplos umas das outras. Isso demonstra o cuidado que existiu quando elas foram criadas. Esse cuidado atingiu o seu auge com os romanos.

Os romanos expandiram o seu domínio por grande parte da Europa, formando um império gigantesco, que usava um sistema de medida unificado! O pé de Drusus, por exemplo, era a unidade de comprimento e equivalia a 335 milímitros. Drusus foi um general romano. Sem a unidade pé de Drusus, os romanos não teriam feito construções, como fortificações nas fronteiras dos Império e diversas estradas, com a uniformidade que verificamos hoje.

Medidas egípcias: os egípcios usavam uma unidade de comprimento chamada cúbito, que corresponde a 524 milímetros. Por volta do ano 2900 a.C, o faraó Khufu ordenou que essa unidade fosse fixada em granito. Para construir as pirâmides, os egípcios usaram cordas e varas com comprimento definido a partir da comparação com o cúbito real de granito.

No antigo Egito, caixas feitas de madeira e cobre eram usadas para guardar pesos e balanças.